NÃO GRITE

Há alguns anos recebi um recado bem direto, que me causou um grande impacto. A lição ficou gravada em meu espírito.

Eu estava com dificuldades com a manutenção de uma casa perto da praia, onde eu costumava passar finais de semana. Eu havia deixado de cuidar dela por um bom tempo devido a problemas sérios de saúde e quando pude voltar a frequentá-la, a casa, já antiga, tinha acumulado muitos problemas.

Ao invés de descansar e relaxar, tudo o que eu fazia no pouco tempo que passava lá, era tomar providências: comprar material de construção, localizar e contratar pessoas para fazer consertos, me frustrar com fornecedores e outros contratempos. Lidar com isso e com as coisas que não funcionavam satisfatoriamente, era muito desgastante para mim e os aborrecimentos eram constantes. Eu mal tinha tempo para curtir o lugar, porque havia sempre algo precisando ser resolvido. E eu reclamava. Muito.

Em uma manhã, eu estava especialmente aborrecida com essa situação e fui dar uma caminhada para distrair a mente. No caminho, vi um carro estacionado, com uma frase formada por letras coloridas coladas no vidro traseiro:

“Não grite com a felicidade, pois a tristeza tem sono leve.”

Eu parei. Aquilo era para mim. Era uma mensagem direta e me atingiu. Comecei a refletir. Quantas pessoas estariam felizes em ter um lugar como aquele, ainda que com muitas coisas precisando de atenção e de reparos? Quantos seriam gratos por ter um lugar onde reunir a família, os amigos e desfrutar momentos de lazer e de descanso? Naquele dia, percebi que eu estava sendo incoerente e ingrata. Eu precisar compreender e aceitar o fato de que depois de tanto tempo ausente, recuperar a casa demandaria gastos e tempo, além de paciência, até tudo estar em ordem. E que mesmo depois de organizar tudo, com certa frequência, haveria necessidade de ajustes, de melhoramentos e de restauração, porque tudo na vida inclui mudanças.

Eu tinha diante de mim um trabalho a fazer. E tomei uma decisão. Arregacei as mangas e enfrentei a tarefa. E prometi a mim mesma nunca reclamar a respeito de uma benção. Cumpri minha promessa. Até hoje, cada vez que alguma coisa quebra, estraga ou simplesmente deixa de funcionar, eu me lembro disso. Então me programo para resolver e meu coração fica em paz.

Outros textos

FIQUE AQUI AGORA

Mindfulness. Essa palavra do Inglês, tão comentada em nossos dias, se traduz em nossa língua por “atenção plena”. Significa “estar

Ler Mais »

AMAR NÃO BASTA

Antes que alguém estranhe esse título, explico-me: o Amor é necessário, mas não é suficiente. Aliás, o mundo está cheio

Ler Mais »

Todos os direitos reservados | Rossana Lindote

0