O ESTUDO NÃO ABRE PORTAS

“O estudo não abre portas.” Ahn? Como assim?!

O estudo não abre portas! O estudo é a porta!

O estudo é a porta que atravessamos para adquirir o conhecimento que precisamos para compreender melhor o mundo em que vivemos, treinar as habilidades necessárias para produzir algo e entender o “como fazer” aquilo que desejamos ou precisamos praticar.

Nós nos identificamos em grande parte pelos serviços que prestamos nas diversas áreas da atividade humana no planeta, e por aquilo que produzimos, sejam flores, perfumes, refeições, móveis, livros, brinquedos, panos de prato, parafusos, e muitas outras coisas, nesse caleidoscópio que é o nosso mundo contemporâneo.

O caminho para aumentar o nosso repertório de competências, com vistas a produzir ou executar algo de qualidade, é entender como as coisas funcionam e aprender o que não sabíamos antes.
Estudar é a porta para esse aprendizado.

Não me refiro apenas ao estudo formal exercitado nas escolas e academias, ou em cursos particulares. Estes, infelizmente, não são acessíveis a algumas camadas da população. É claro que os meios e instrumentos de aprendizado formal, desde o início da nossa vida estudantil, começando pelo ensino básico até a graduação e todos os cursos que vêm depois, abrem a nossa visão e estendem à nossa frente um campo de oportunidades. Isso possibilita exercitarmos saberes específicos e nos situarmos em determinados espaços na vida profissional.

Contudo, aqui estou me referindo ao estudo em sentido amplo, que pode ser definido como:
“ato de se investir na obtenção de conhecimento”
“processo de aplicação da inteligência para compreender o que se desconhece total ou parcialmente”
“dedicação a compreender determinado assunto ou matéria”
Trata-se de voltar a atenção para um conteúdo, visando apropriar-se de um novo saber que antes não fazia parte da nossa “bagagem”. Em qualquer das atividades humanas, formais ou informais, habituais ou eventuais, profissionais ou amadoras, aumentar o conhecimento que possuímos nos coloca em posição de vantagem. Saber “como fazer” nos confere poder. E poder nos remete a escolhas e conquistas. Em qualquer área que você decidir atuar, estude, aprenda como fazer e faça o melhor possível.

A integração da teoria à prática e o domínio das técnicas em qualquer atividade humana, além de facilitar o nosso desenvolvimento profissional, nos proporcionará gratificação, aumentando a nossa autoestima e favorecendo o nosso bem-estar. Por fim, compartilhar o conhecimento é participar da construção de uma sociedade melhor, porque ensinar e aprender constituem fatores de transformação.

Outros textos

FIQUE AQUI AGORA

Mindfulness. Essa palavra do Inglês, tão comentada em nossos dias, se traduz em nossa língua por “atenção plena”. Significa “estar

Ler Mais »

AMAR NÃO BASTA

Antes que alguém estranhe esse título, explico-me: o Amor é necessário, mas não é suficiente. Aliás, o mundo está cheio

Ler Mais »

Todos os direitos reservados | Rossana Lindote

0